Tragédia: homem morre após invadir jaula de leoa em zoológico

Reprodução / Sbtnews
Reprodução / Sbtnews

Um homem morreu após invadir o recinto de uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa (PB), neste domingo (30). O incidente chocou visitantes e autoridades locais.

Publicidade

A vítima, que foi identificado como um jovem de 19 anos conhecido como “Vaqueirinho”, escalou barreiras de segurança e acessou o telhado do recinto, entrando na área da leoa.

Ataque fatal

A leoa avançou no homem assim que ele entrou na jaula, causando ferimentos que levaram à sua morte no local. Equipes do parque agiram rapidamente para conter o animal e permitir a entrada da Polícia Militar. Imagens mostram o momento em que o homem é atacado pelo animal.

Publicidade

Investigação em andamento

A Polícia Militar iniciou a investigação, e a perícia esteve no local para realizar os levantamentos iniciais. A Prefeitura de João Pessoa afirmou que o parque seguia todas as normas técnicas.

Publicidade

A administração municipal também se solidarizou com a família da vítima e está colaborando com as autoridades na apuração do caso. O parque foi fechado após o incidente para os procedimentos de segurança.

Homem é atacado e morto por leoa após entrar em jaula

Publicidade

Histórico de ocorrências

A vítima já possuía extensa ficha criminal, com mais de dez ocorrências registradas. Os episódios envolviam danos ao patrimônio e desordem. Após as ocorrências, o jovem foi encaminhado para atendimento psicológico.

De acordo com informações apuradas pelo ClickPB, na semana anterior ao ataque, o jovem havia sido detido pela Polícia Militar após tentar danificar dois caixas eletrônicos no bairro de Mangabeira. Conduzido à Central de Polícia, no Geisel, ele foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Publicidade

Pouco tempo depois, voltou a ser preso. Segundo a PM, ele lançou pedras contra uma viatura nas proximidades da Central de Flagrantes, quebrando parte do para-brisa. Após esse episódio, novamente foi encaminhado às autoridades.

Jovem morto por leoa em zoológico tinha apelido curioso e extensa ficha criminal
Reprodução/ Rede social

Zoológico interditado

O recinto da leoa possuía uma parede com mais de 6 metros. O ataque causou ferimentos que levaram o jovem à morte. O Parque Zoobotânico Arruda Câmara foi interditado para a remoção do corpo e apuração dos fatos.

Publicidade

Leoa será sacrificada?

O caso rapidamente gerou especulações e boatos nas redes sociais — especialmente sobre a possibilidade de a leoa ser sacrificada.

Diante da repercussão, a direção do parque se pronunciou, esclarecendo o estado de saúde do animal e negando qualquer procedimento desse tipo.

Publicidade

Segundo o comunicado, a leoa entrou em “estado de choque” logo após o ataque, mas já está estável e sendo acompanhada por veterinários. “A leoa está bem, não apresenta comportamento agressivo fora do contexto do ocorrido e não será sacrificada.”

De acordo com o secretário de Meio Ambiente do município, Welison Silveira, a leoa será colocado em quarentena.

Publicidade

Nota da prefeitura de João Pessoa

“A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informa que, na manhã deste domingo (30), um homem ainda não identificado invadiu deliberadamente o recinto da leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). De maneira rápida e surpreendente, ele escalou uma parede de mais de 6 metros, as grades de segurança, acessou uma das árvores e invadiu o recinto.

Segundo a perícia da Polícia Civil, o homem agiu em possível ato de suicídio. Embora as equipes de segurança tenham tentado impedir a ação, o homem agiu de forma rápida no acesso ao recinto e veio a óbito em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal.
Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado para os procedimentos de segurança e remoção do corpo. A Semam já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e está colaborando com as autoridades competentes.

Publicidade

A Prefeitura se solidariza com a família da vítima e esclarece que, apesar de toda segurança existente, que atende às normas técnicas, o homem insistiu na invasão, culminando nesse episódio lamentável”.

Veja a nota do Parque Zoobotânico

“O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) lamenta profundamente o ocorrido na manhã deste domingo (30), quando um homem invadiu deliberadamente o recinto da leoa, vindo a óbito. Trata-se de um episódio extremamente triste para todos, e manifestamos nossa solidariedade e sentimentos à família e aos amigos do homem, ainda não identificado.

Publicidade

Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado, seguindo todos os protocolos de segurança. As equipes acionaram as autoridades competentes e prestaram o suporte necessário para o atendimento e o trabalho da perícia.

Informamos que a Bica permanecerá fechada para visitação até a conclusão das investigações e dos procedimentos oficiais, prezando pela transparência e pelo compromisso com a segurança de nossos visitantes, colaboradores e animais.

Publicidade

Reforçamos que o parque segue normas técnicas e padrões de segurança rigorosos, e estamos colaborando integralmente com todos os órgãos responsáveis para o esclarecimento dos fatos”.

Publicidade
Siga o Cidade News

Não perca nenhuma notícia.

FacebookInstagram