Cuidado com a limpeza: produtos podem intoxicar pets

Cuidado com a limpeza: produtos podem intoxicar pets
Reprodução / G1
Publicidade

A gente sabe como é: casa limpinha, cheirosa… mas e os nossos bichinhos? A médica veterinária Gabriela Del Vecchio Landgraf, lá de Itapetininga (SP), deu um toque importante sobre os perigos dos produtos de limpeza para os nossos pets. Afinal, cloro, desinfetante, ácido… tudo isso pode fazer mal, viu?

Esses produtos que a gente usa todo dia, como desinfetantes, cloro, ácidos e os que desentopem pia, podem ser um problemão para a saúde dos nossos amigos de quatro patas. A Gabriela explicou que a intoxicação pode ser grave, até fatal.

Publicidade

Quais os perigos?

As reações mais comuns são na pele, nos olhos, problemas no fígado e alergias. A Gabriela alertou, que muitas vezes, vemos dermatites nos pets por causa desses produtos. A água sanitária, os ácidos e aqueles produtos para desentupir são os maiores vilões.

Outra coisa que a gente precisa ficar de olho são as “misturinhas” que fazemos. Misturar produtos pode ser ainda pior. Para limpar os objetos dos bichinhos, a dica é usar água e sabão neutro, e enxaguar bem.

Veja Também

Homem é encontrado morto próximo a córrego em Macatuba
Homem é encontrado morto próximo a córrego em Macatuba
Marília: Pacientes denunciam clínica odontológica por tratamentos inacabados
Marília: Pacientes denunciam clínica odontológica por tratamentos inacabados
Publicidade

Fique atento aos sinais

Fique de olho nos sinais: vômito, feridas na pele, coceira, dificuldade para respirar, espirros, tosse, lacrimejamento e problemas nos olhos. Se perceber algo estranho, lave o local com água e leve o pet no veterinário na hora!

Até o cheirinho de alguns produtos, como desinfetantes e amaciantes, pode causar alergia. O professor de química Rogério Marins Alves, de Sorocaba (SP), explicou que o cloro é tóxico e pode irritar as vias respiratórias.

Publicidade

O que usar?

No mercado, existem produtos específicos para a limpeza de áreas de pets. A Gabriela indica manter o bichinho longe na hora da limpeza e enxaguar bem. Para evitar cheiros ruins, use produtos próprios ou neutros.

O professor Rogério indicou produtos mais seguros: sabão neutro, álcool 70% (em locais que o pet não lamba) e desinfetantes veterinários.

Publicidade

Com informações de reportagem do g1 Itapetininga e Região.

Siga o Cidade News

Leia Também

SÃO PAULO

Mulher é encontrada sem vida e nua na cama em SP; filha estava no berço com sinais de violência

SÃO PAULO

Prédio de quatro andares desaba em Guarulhos após chuva na Grande SP

Rio de Janeiro

Menina de 10 anos morre após ser baleada em carro no Rio de Janeiro