Ciclone extratropical causa alerta de ventos acima de 100 km/h em vários estados do BR

Ciclone extratropical causa alerta de ventos acima de 100 km/h em vários estados do BR
Reprodução/1NEWS
Publicidade

O ciclone extratropical que se forma nesta terça-feira (9) promete uma reviravolta no clima de grande parte do Centro-Sul do Brasil. Este sistema de alta intensidade, conforme a Climatempo, é capaz de gerar tempestades severas e rajadas de vento que podem facilmente superar os 100 km/h. Vários estados já estão em alerta máximo devido ao potencial de impacto.

A previsão detalha pancadas volumosas de chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, serra e sul do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, além de partes do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso. Áreas do Sudeste e Centro-Oeste podem registrar até 100 milímetros de chuva por dia, segundo o Inmet. Os ventos também prometem ser intensos, atingindo 100 km/h nessas regiões.

Publicidade

Alerta elevado no Sul do Brasil

O cenário no Sul do país será ainda mais crítico, com volumes diários de chuva que podem ultrapassar 100 milímetros. Há alto risco de queda de granizo, alagamentos e transtornos significativos nas áreas urbanas. As rajadas de vento esperadas também deverão superar os 100 km/h, com defesas civis reforçando o risco elevado.

Entre os alertas específicos, o Rio Grande do Sul pode registrar até 120 milímetros de chuva em apenas um dia. Em Santa Catarina, a preocupação se volta para o risco de alagamentos e enxurradas, classificado entre alto e muito alto. O Paraná, por sua vez, tem previsão de tempestades acompanhadas de granizo.

Veja Também

Caso Alice: menina autista desaparecida em MG é encontrada após três dias
Caso Alice: menina autista desaparecida em MG é encontrada após três dias
Preso, Bolsonaro faz pedido polêmico para Alexandre de Moraes
Preso, Bolsonaro faz pedido polêmico para Alexandre de Moraes
Publicidade

Impactos no litoral e avanço do sistema

No litoral, a situação também demanda cautela. A partir da noite desta terça-feira, são esperados ventos fortes e ondas que podem alcançar até 3,5 metros. Navegantes e moradores de áreas costeiras devem estar vigilantes.

Na quarta-feira (10), o ciclone já estará completamente formado e em deslocamento para o alto-mar, na altura do litoral gaúcho. Mesmo assim, suas influências continuarão a ser sentidas. Rajadas entre 90 km/h e 120 km/h ainda poderão atingir áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especialmente regiões serranas e litorâneas, mantendo o estado de alerta na região.

Siga o Cidade News

Leia Também

SÃO PAULO

Mulher é encontrada sem vida e nua na cama em SP; filha estava no berço com sinais de violência

SÃO PAULO

Prédio de quatro andares desaba em Guarulhos após chuva na Grande SP

Rio de Janeiro

Menina de 10 anos morre após ser baleada em carro no Rio de Janeiro