Unicamp 2026: Primeiro dia de provas aborda IA, Covid-19 e temas sociais

Reprodução / G1
Reprodução / G1

O primeiro dia da segunda fase do vestibular da Unicamp de 2026 trouxe à tona questões cruciais sobre temas relevantes da atualidade. As provas, realizadas em 17 cidades do estado de São Paulo e em seis capitais, abordaram desde inteligência artificial até a pandemia de Covid-19, passando por questões de linguagem e temas sociais.

Publicidade

As provas da Unicamp focaram em temas como: ginecopolítica, variação linguística quilombola, inteligência artificial, Covid-19, rótulos de alimentos, os sentidos da palavra “corre” e a contaminação de salmões por ansiolíticos no mar Báltico. Para a redação, a “machosfera” e o discurso de ódio contra as mulheres, além da importância histórica da CLT foram as propostas. Segundo um professor, a Unicamp demonstra, mais uma vez, sua capacidade de abordar os grandes temas sociais do ano.

Publicidade

Destaque para questões sobre linguagem e interdisciplinaridade

Uma das questões que mais chamou a atenção foi sobre variação linguística quilombola, onde os candidatos precisaram identificar características próprias dessa comunidade. Eduardo Oliveira Campanini, de 18 anos, morador de Pouso Alegre (MG), que tenta uma vaga no curso de geografia, destacou a questão como uma das que mais o impactou. Ele a achou criativa e divertida.

Publicidade

João Francisco Rubbo Nobre, também com 18 anos, que busca ingressar no curso de exatas, ressaltou a interdisciplinaridade como um dos pontos fortes da prova. Para ele, a prova demonstrou cada vez mais a integração entre as matérias, rompendo com a separação em caixas.

Publicidade

Análise da prova e próximos passos

Para a professora Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo, a prova foi “inteligente”, de “alto nível” e “atual”. Ela destacou a abordagem da violência contra a mulher e a diversidade social relevante nas questões de língua portuguesa. A segunda fase do vestibular da Unicamp continua no dia 1º de dezembro, reunindo 13.045 candidatos que concorrem a 2.530 vagas em 69 cursos de graduação.

Publicidade

As provas têm duração de cinco horas e seguem um formato específico. O primeiro dia incluiu redação, prova de língua portuguesa e literaturas e prova interdisciplinar (inglês e ciências da natureza). O segundo dia consistiu em provas de matemática, interdisciplinar de ciências humanas e provas específicas de acordo com a área do curso escolhido.

Publicidade

A primeira chamada será divulgada em 23 de janeiro, com matrículas online nos dias 26 e 27 de janeiro de 2026. As provas de habilidades específicas para alguns cursos serão realizadas entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2025, em Campinas (SP).

Publicidade

Com informações do G1.

Publicidade
Publicidade
Siga o Cidade News

Não perca nenhuma notícia.

FacebookInstagram