Unicamp 2026: Abstenção no Primeiro Dia da 2ª Fase

Unicamp 2026: Abstenção no Primeiro Dia da 2ª Fase
Reprodução / G1
Publicidade

O primeiro dia da segunda fase do Vestibular Unicamp 2026 registrou uma abstenção de 7,9%, um pouco acima dos 7,5% do ano anterior. No total, 12.018 candidatos compareceram às provas, enquanto 1.028 não compareceram. As provas foram aplicadas neste domingo (30) em diversas cidades e capitais, avaliando conhecimentos em diversas áreas.

Índices de Abstenção por Localidade

A menor abstenção foi registrada em Jundiaí (SP) e Limeira (SP), ambas com 5,1% de ausentes. Em Campinas (SP), o índice foi de 5,4%, abaixo da média geral. A cidade de São Paulo (SP) apresentou 8,6% de abstenção. As capitais tiveram o maior aumento na taxa, subindo de 13,6% para 15,2%.

Publicidade

Destaque para as Capitais

As capitais mostraram um aumento significativo na abstenção, com destaque para Curitiba (25%), Recife (22,9%) e Fortaleza (20%). Enquanto isso, o interior paulista apresentou uma queda, de 8,0% para 7,5%.

Temas Abordados nas Provas

As provas da segunda fase abordaram temas atuais e relevantes, como ginecopolítica, variação linguística quilombola, inteligência artificial, Covid-19, rótulos de alimentos, e o termo “corre”. Para a redação, os temas foram a “machosfera” e o discurso de ódio contra as mulheres, além da importância histórica da CLT.

Veja Também

Assessor desvia R$ 1 milhão de idoso em Campinas
Assessor desvia R$ 1 milhão de idoso em Campinas
Drogas apreendidas em Santa Bárbara: Polícia confisca mais de uma tonelada
Drogas apreendidas em Santa Bárbara: Polícia confisca mais de uma tonelada
Publicidade

Estrutura das Provas

A segunda fase do vestibular, que ocorreu em dois dias, ofereceu 2.530 vagas em 69 cursos de graduação. No primeiro dia, os candidatos fizeram prova de redação, língua portuguesa e literaturas, além de questões interdisciplinares de inglês e ciências da natureza. No segundo dia, houve provas de matemática e interdisciplinares de ciências humanas, além de provas específicas de acordo com a área do curso.

Próximas Datas

A divulgação da primeira chamada será no dia 23 de janeiro de 2026. Os convocados deverão efetivar a matrícula online nos dias 26 e 27 de janeiro de 2026.

Publicidade

Com informações do G1.

Siga o Cidade News

Leia Também

SÃO PAULO

Mulher é encontrada sem vida e nua na cama em SP; filha estava no berço com sinais de violência

SÃO PAULO

Prédio de quatro andares desaba em Guarulhos após chuva na Grande SP

Rio de Janeiro

Menina de 10 anos morre após ser baleada em carro no Rio de Janeiro