Unicamp 2026: Abstenção no Primeiro Dia da 2ª Fase

Reprodução / G1
Reprodução / G1

O primeiro dia da segunda fase do Vestibular Unicamp 2026 registrou uma abstenção de 7,9%, um pouco acima dos 7,5% do ano anterior. No total, 12.018 candidatos compareceram às provas, enquanto 1.028 não compareceram. As provas foram aplicadas neste domingo (30) em diversas cidades e capitais, avaliando conhecimentos em diversas áreas.

Publicidade

Índices de Abstenção por Localidade

A menor abstenção foi registrada em Jundiaí (SP) e Limeira (SP), ambas com 5,1% de ausentes. Em Campinas (SP), o índice foi de 5,4%, abaixo da média geral. A cidade de São Paulo (SP) apresentou 8,6% de abstenção. As capitais tiveram o maior aumento na taxa, subindo de 13,6% para 15,2%.

Destaque para as Capitais

As capitais mostraram um aumento significativo na abstenção, com destaque para Curitiba (25%), Recife (22,9%) e Fortaleza (20%). Enquanto isso, o interior paulista apresentou uma queda, de 8,0% para 7,5%.

Publicidade

Temas Abordados nas Provas

As provas da segunda fase abordaram temas atuais e relevantes, como ginecopolítica, variação linguística quilombola, inteligência artificial, Covid-19, rótulos de alimentos, e o termo “corre”. Para a redação, os temas foram a “machosfera” e o discurso de ódio contra as mulheres, além da importância histórica da CLT.

Estrutura das Provas

A segunda fase do vestibular, que ocorreu em dois dias, ofereceu 2.530 vagas em 69 cursos de graduação. No primeiro dia, os candidatos fizeram prova de redação, língua portuguesa e literaturas, além de questões interdisciplinares de inglês e ciências da natureza. No segundo dia, houve provas de matemática e interdisciplinares de ciências humanas, além de provas específicas de acordo com a área do curso.

Publicidade

Próximas Datas

A divulgação da primeira chamada será no dia 23 de janeiro de 2026. Os convocados deverão efetivar a matrícula online nos dias 26 e 27 de janeiro de 2026.

Com informações do G1.

Publicidade
Publicidade
Siga o Cidade News

Não perca nenhuma notícia.

FacebookInstagram