Sorocaba: Fábrica envolvida em produção ilegal promete genérico do Ozempic

Reprodução / G1
Reprodução / G1

A Polícia Federal investiga a Unikka Pharma, da LCA Farmacêutica, após a Operação Slim, que mirou a produção ilegal de Mounjaro, um medicamento para emagrecimento. A empresa havia anunciado a fabricação de um genérico do Ozempic em Sorocaba, interior de São Paulo.

Publicidade

A promessa em Sorocaba

O anúncio da produção do genérico do Ozempic em Sorocaba foi feito em setembro de 2024. A empresa planejava produzir cerca de 250 medicamentos. A previsão era que a produção começasse em 2026, após o término da exclusividade do medicamento original, fabricado pela Novo Nordisk.

Na época, a prefeitura informou que o genérico seria ofertado por volta de R$ 400. A Unikka Pharma, resultado da fusão de três empresas, estimou um investimento inicial de R$ 20 milhões.

Publicidade

A investigação da polícia federal

A Operação Slim investiga a produção e venda irregular de medicamentos à base de tirzepatida, princípio ativo do Mounjaro. A PF apreendeu bens de luxo, como carros e aviões, em nome de pessoas ligadas ao grupo investigado. Os acusados manipulavam o princípio ativo sem autorização e descumprindo normas sanitárias.

A Unikka Pharma se defendeu em comunicado, afirmando atuar dentro da lei e que seria vítima de injustiça.

Publicidade
Publicidade
Siga o Cidade News

Não perca nenhuma notícia.

FacebookInstagram