Professores: Afastamentos por saúde mental aumentam em SP

Professores: Afastamentos por saúde mental aumentam em SP
Reprodução / G1
Publicidade

A crescente preocupação com a saúde mental de professores na região Central do estado de São Paulo tem gerado números alarmantes. Entre janeiro e setembro de 2025, foram registradas 565 licenças médicas por transtornos mentais, um problema que afeta diretamente a educação.

Afastamentos em números

Essa quantidade representa uma média de dois afastamentos diários. Os dados são do Centro do Professorado Paulista, obtidos através da Diretoria de Perícias Médicas do Estado. As principais causas dos afastamentos são ansiedade e depressão, entre outros transtornos.

Publicidade

No estado de São Paulo, a situação é ainda mais preocupante. No mesmo período, foram contabilizadas 25,7 mil licenças, o que equivale a 95 afastamentos por dia. Alessandro Soares, diretor geral administrativo do Centro do Professorado Paulista, destaca a importância de investir em prevenção para reduzir os custos e garantir professores saudáveis em sala de aula.

Causas do problema

Diversos fatores contribuem para o desgaste dos professores. Entre eles, estão a sobrecarga de trabalho, salários abaixo do piso nacional (que são complementados por gratificações), salas de aula superlotadas e a contratação precária de muitos profissionais (cerca de 50 mil atuam temporariamente).

Veja Também

Homem morre após ser prensado por caminhão em São Carlos
Homem morre após ser prensado por caminhão em São Carlos
Cachorrinha é resgatada após ficar com cabeça presa em muro no interior de SP
Cachorrinha é resgatada após ficar com cabeça presa em muro no interior de SP
Publicidade

A violência nas escolas, tanto física quanto psicológica, também agrava o estresse e a ansiedade. Uma professora, que preferiu não se identificar, compartilhou a frustração de ouvir comentários desanimadores sobre a profissão.

O que diz o estado

A Secretaria Estadual da Educação informou que mantém ações de cuidado aos servidores, como o programa Viva Bem, que já realizou mais de 650 mil atendimentos. Além disso, destacou a realização de concurso público para a contratação de 15 mil professores.

Publicidade

A pasta também mencionou que segue a resolução de 2016 sobre o número de alunos por sala de aula.

Com informações do G1.

Siga o Cidade News

Leia Também

SÃO PAULO

Mulher é encontrada sem vida e nua na cama em SP; filha estava no berço com sinais de violência

SÃO PAULO

Prédio de quatro andares desaba em Guarulhos após chuva na Grande SP

Rio de Janeiro

Menina de 10 anos morre após ser baleada em carro no Rio de Janeiro