Leitões em alta: Festas de fim de ano turbinam procura

A procura por leitões dispara com as festas de fim de ano. A carne suína, tradicional nas ceias, ganha espaço com a alta dos cortes bovinos.
Crescimento da suinocultura
O cenário para a suinocultura em 2025 é positivo. A queda nos custos de produção, impulsionada pela baixa do milho e farelo de soja, e preços atrativos aos produtores favorecem o setor. A Associação Brasileira de Carne Suína (ABCS) registra um aumento de 33,4% no consumo brasileiro na última década, atingindo 19,52 quilos per capita.
Alessandro Longhi, suinocultor, relata a rotatividade em sua granja, com cerca de 800 porcos. O preço do quilo varia entre 12 e 14 reais, com maior demanda pelos cortes, em vez da leitoa inteira, como era antigamente.
Porco moura: Sabor e tradição
A raça de porcos Moura, do Paraná, ganha destaque. A carne marmorizada e sabor diferenciado é reconhecida, e recentemente, foi declarada patrimônio histórico, cultural e genético em São Paulo.
Juliano Barbaresco, outro suinocultor, explica que a carne do Moura possui alto índice de marmoreio e sabor amendoado. A alimentação dos animais, criada no Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (Siscal), inclui soro de leite de búfala, abóbora e grãos, o que influencia no sabor.
Os animais são abatidos com cerca de 18 quilos. A procura eleva os preços, com valorização de 150 a 200% no Natal. A dica é: antecipe a compra, pois a demanda é alta e os preços, também.
Com informações da TV TEM.
