Feminicídio em Pontal: Vítima alertou vizinhos sobre ameaças

A morte de Mayra Natanaeli de Oliveira Francisco, de 29 anos, em Pontal, interior de São Paulo, chocou a comunidade. A vítima foi morta pelo ex-marido, André Marcos Pereira dos Santos, de 33 anos, na última quarta-feira (3). Vizinhos relatam que Mayra já havia expressado receios e alertado sobre possíveis agressões.
De acordo com o depoimento da faxineira Ana Paula Gonçalves de Araújo, vizinha de Mayra, a vítima havia alertado sobre a possibilidade de o ex-marido invadir a residência. O casal estava separado há dois meses, mas André vinha ameaçando Mayra com frequência.
Vítima temia o ex-marido
Mayra, que trabalhava como motorista em uma usina, estava sozinha em casa quando foi abordada por André, por volta das 13h. O crime ocorreu na Rua Ida Ventureli Mengual, no Jardim Bela Vista. Os filhos do casal, de 5 e 12 anos, estavam na escola no momento do ocorrido.
O pedreiro Daniel Alexandre, outro vizinho de Mayra, ouviu os gritos de socorro e pulou o muro da casa para prestar auxílio. Ao entrar na residência, encontrou Mayra ensanguentada. André já havia fugido do local.
Suspeito foi preso em flagrante
Após cometer o crime, André ligou para a Polícia Militar e se entregou. Ele foi preso em flagrante e deve passar por audiência de custódia. O caso foi registrado como feminicídio. Segundo Ana Paula, Mayra vivia com medo de André, que era ciumento e agressivo. A vítima chegou a afastar os filhos de casa por causa das ameaças.
Daniel relatou que, ao ouvir a movimentação na rua, correu para verificar o que havia acontecido. Ele confirmou que André já havia deixado o local quando chegou à residência.
André utilizou uma faca para cometer o crime. A tenente da Polícia Militar, Isabela Zarda, informou que André foi encontrado em uma área rural de Pontal, onde confessou o assassinato. A polícia apurou que Mayra havia registrado boletins de ocorrência contra o ex-marido, mas não havia obtido medida protetiva.
Com informações do portal g1 Ribeirão Preto e Franca.
