Céu alaranjado e ventos de até 65 km/h assustam cidades do interior paulista; Defesa Civil alerta para riscos

Céu alaranjado e ventos de até 65 km/h assustam cidades do interior paulista; Defesa Civil alerta para riscos
Reprodução/g1

Um vendaval intenso acompanhado de uma densa nuvem de poeira atingiu, na tarde desta quarta-feira (5), ao menos oito municípios das regiões de Ribeirão Preto e Franca, no interior de São Paulo. O fenômeno, registrado entre 14h e 15h, transformou o céu em um tom alaranjado e encobriu completamente as ruas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades de Ipuã, Ribeirão Preto, Franca, Pradópolis e Ituverava registraram rajadas de vento entre 32 km/h e 65 km/h.

Publicidade

A força dos ventos causou preocupação e diversos transtornos nas localidades afetadas. Em Franca, a pintora Daniela Cintra relatou que ficou assustada e temeu prejuízos ao seu trabalho ao ver a tempestade se aproximar.

“Eu estava pintando uma casa na hora. Fiquei sem entender nada, nunca tinha visto aquilo. Fiquei com medo de também estragar o meu serviço”, relatou ao g1.

Veja Também

Idoso morre eletrocutado durante manutenção de caixa d’água em casa na região de Ribeirão Preto
Idoso morre eletrocutado durante manutenção de caixa d’água em casa na região de Ribeirão Preto
Publicidade

A Defesa Civil informou que os ventos observados são classificados como muito fortes, com capacidade de provocar destelhamentos, queda de árvores e levantamento de grandes volumes de poeira. Segundo o tenente Maxwel de Souza, porta-voz da Defesa Civil do Estado de São Paulo, a previsão indica que o cenário de instabilidade deve persistir até sábado (8), com o avanço de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical no Sul do país, que deve intensificar as chuvas em todo o estado.

O tenente reforçou o alerta para que a população redobre os cuidados durante os próximos dias, evitando permanecer em áreas abertas, próximas a árvores ou estruturas metálicas durante tempestades. Ele também orientou que motoristas não tentem atravessar vias alagadas, pois há risco de serem arrastados pela correnteza.

Publicidade

Em situações de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Siga o Cidade News

Leia Também

Jaboticabal

Mãe e três filhos somem misteriosamente em Jaboticabal; buscas intensificadas

Jaboticabal

Lagartos atacam filhotes de gatos abandonados em área de mata em Jaboticabal

Ribeirão Preto

Esquerdogata: Justiça de Ribeirão Preto autoriza exame de sanidade mental para influenciadora que ofendeu PMs