Cabine Lilás: PM Amplia Proteção a Mulheres em Ribeirão Preto, SP

Cabine Lilás: PM Amplia Proteção a Mulheres em Ribeirão Preto, SP
Reprodução / G1
Publicidade

A Polícia Militar de Ribeirão Preto, em São Paulo, inaugurou a Cabine Lilás, um espaço dedicado ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A iniciativa, localizada na Avenida Pascoal Inecchi, no bairro Independência, integra o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e atenderá 93 municípios da região.

Através do telefone 190, o serviço oferece acolhimento reservado, orientação especializada e suporte contínuo, funcionando 24 horas por dia.

Publicidade

Atendimento Especializado na Cabine Lilás

O atendimento é realizado por policiais militares femininas treinadas por equipes especializadas. Em situações de violência em andamento, uma viatura é enviada imediatamente. Quando não há risco imediato, a chamada é transferida para a Cabine Lilás.

Lá, a vítima recebe escuta qualificada e informações sobre medidas protetivas, registro de boletim de ocorrência, delegacias especializadas, assistência jurídica gratuita, abrigos, saúde e demais redes de apoio.

Veja Também

Parte de imóvel desmorona na avenida Saudade em Ribeirão Preto
Parte de imóvel desmorona na avenida Saudade em Ribeirão Preto
Governo de SP cancela projeto da Fábrica de Cultura 4.0 em Ribeirão Preto
Governo de SP cancela projeto da Fábrica de Cultura 4.0 em Ribeirão Preto
Publicidade

A Capitão da Polícia Militar, Luana Galo, destaca que o objetivo é romper o ciclo de violência e garantir o acesso a todas as orientações necessárias.

Suporte Contínuo e Pós-Atendimento

A equipe também realiza o pós-atendimento, entrando em contato dias depois para verificar a situação da mulher e oferecer apoio adicional. Além disso, as vítimas recebem informações sobre direitos, pensão alimentícia, guarda dos filhos e auxílio-aluguel. Orientação para registro de ocorrência pelo aplicativo ‘SP Mulher Segura’ também é oferecida.

Publicidade

Aumento nos Casos de Violência Doméstica

A região de Ribeirão Preto registrou 30 mil atendimentos relacionados à violência doméstica em 2024. Em 2025, o número de ocorrências deve superar os dados do ano anterior, reforçando a importância da ampliação da rede de proteção.

Com informações de g1 Ribeirão e Franca.

Siga o Cidade News

Leia Também

SÃO PAULO

Mulher é encontrada sem vida e nua na cama em SP; filha estava no berço com sinais de violência

SÃO PAULO

Prédio de quatro andares desaba em Guarulhos após chuva na Grande SP

Rio de Janeiro

Menina de 10 anos morre após ser baleada em carro no Rio de Janeiro