Cabine Lilás: PM Amplia Proteção a Mulheres em Ribeirão Preto, SP

Reprodução / G1
Reprodução / G1

A Polícia Militar de Ribeirão Preto, em São Paulo, inaugurou a Cabine Lilás, um espaço dedicado ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A iniciativa, localizada na Avenida Pascoal Inecchi, no bairro Independência, integra o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e atenderá 93 municípios da região.

Publicidade

Através do telefone 190, o serviço oferece acolhimento reservado, orientação especializada e suporte contínuo, funcionando 24 horas por dia.

Atendimento Especializado na Cabine Lilás

O atendimento é realizado por policiais militares femininas treinadas por equipes especializadas. Em situações de violência em andamento, uma viatura é enviada imediatamente. Quando não há risco imediato, a chamada é transferida para a Cabine Lilás.

Publicidade

Lá, a vítima recebe escuta qualificada e informações sobre medidas protetivas, registro de boletim de ocorrência, delegacias especializadas, assistência jurídica gratuita, abrigos, saúde e demais redes de apoio.

A Capitão da Polícia Militar, Luana Galo, destaca que o objetivo é romper o ciclo de violência e garantir o acesso a todas as orientações necessárias.

Publicidade

Suporte Contínuo e Pós-Atendimento

A equipe também realiza o pós-atendimento, entrando em contato dias depois para verificar a situação da mulher e oferecer apoio adicional. Além disso, as vítimas recebem informações sobre direitos, pensão alimentícia, guarda dos filhos e auxílio-aluguel. Orientação para registro de ocorrência pelo aplicativo ‘SP Mulher Segura’ também é oferecida.

Aumento nos Casos de Violência Doméstica

A região de Ribeirão Preto registrou 30 mil atendimentos relacionados à violência doméstica em 2024. Em 2025, o número de ocorrências deve superar os dados do ano anterior, reforçando a importância da ampliação da rede de proteção.

Publicidade

Com informações de g1 Ribeirão e Franca.

Publicidade
Siga o Cidade News

Não perca nenhuma notícia.

FacebookInstagram