Incêndio atinge pavilhão da COP30 em Belém
FOTO/ REPRODUÇÃO
Um incêndio mobilizou equipes de segurança e bombeiros na tarde desta quinta-feira (20), em um dos pavilhões da COP30, em Belém (PA). As primeiras informações surgiram logo após as 14h, quando participantes relataram fumaça e início de chamas na chamada Zona Azul, área conhecida como Blue Zone, onde ficam delegações internacionais e autoridades.
Por medida de segurança, todas as pessoas que estavam no local foram retiradas imediatamente. Por volta das 14h30, o ministro do Turismo, Celso Sabino, informou que o fogo já havia sido controlado. Segundo a organização da COP30, não há registro de feridos.
As chamas atingiram parte do Pavilhão dos Países, o que levou ao corte de energia elétrica dentro do espaço. De acordo com o governador Helder Barbalho, o incêndio teria começado em um estande da Índia. Ele afirmou que as equipes trabalham com duas hipóteses para a causa do incidente: falha em um gerador ou curto-circuito em um estande.
Apesar do susto, as salas onde ocorrem as negociações oficiais da conferência não foram afetadas. A ONU informou que aguarda a liberação do Corpo de Bombeiros para retomar as atividades na área atingida.
Vídeo mostra pavilhão em chamas
O que é a COP30?
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima.
