Onça-pintada preta chega ao zoológico de Ribeirão Preto

Um filhote de onça-pintada com pelagem preta, conhecido como Cacique, chegou ao Bosque Zoológico Fábio Barreto, em Ribeirão Preto (SP). O animal de sete meses, chamou a atenção por sua coloração escura.
Apesar da cor, a onça pertence à mesma espécie das de coloração amarela-dourada. A diferença na pelagem é causada por uma mutação genética que aumenta a produção de melanina, condição chamada de melanismo.
Entenda o Melanismo
As manchas características das onças-pintadas também estão presentes em onças melânicas, podendo ser vistas sob luz adequada. O zootecnista do bosque, Alexandre Gouvêa, explicou que a incidência de melanismo torna a onça mais rara.
De Goiás para São Paulo
Cacique veio de Corumbá de Goiás (GO) e está em Ribeirão Preto temporariamente. Ele é acompanhado pela equipe técnica do Bosque Fábio Barreto, enquanto aguarda transferência para o Zoológico Sonho de Criança, em Pitangueiras (SP). A chegada faz parte de uma ação estratégica para conservação da espécie.
O plano busca manter a diversidade genética dos animais em zoológicos brasileiros. O bosque já abriga Juma, uma fêmea adulta da mesma espécie que Cacique.
