Granizo: Palmeira d’Oeste contabiliza prejuízos após tempestade

A cidade de Palmeira d’Oeste, no interior de São Paulo, enfrenta um cenário de reconstrução após ser atingida por uma forte chuva de granizo. A tempestade danificou severamente mais de 3 mil imóveis, o que corresponde a 75% das residências da cidade, segundo dados da prefeitura.
Impactos da tempestade
A Defesa Civil registrou precipitação de 70 milímetros em apenas 40 minutos. A rápida intensidade da chuva causou estragos em telhados, que ficaram esburacados ou desabaram, e danificou carros, com vidros quebrados e latarias amassadas.
Lucilene Gabaldi, secretária de Assistência Social, destacou a preocupação com a escassez de telhas modelo francesa e portuguesa, mais difíceis de encontrar para reposição. A prefeitura recebeu doações de lonas para cobrir as casas, como medida emergencial. As escolas municipais também foram afetadas e as aulas foram suspensas.
Reação da comunidade
A trabalhadora rural Tais Zampietro relatou os prejuízos na zona rural. Além das residências, prédios comerciais e públicos também foram atingidos.
A comunidade se mobilizou para ajudar os afetados, com doações de alimentos, roupas e itens de higiene pessoal. A falta de mão de obra para limpeza e reconstrução é outro desafio. O prefeito Valdir Semensati afirmou que a situação é uma “corrida contra o tempo” devido à previsão de mais chuva.
Como ajudar
O Centro de Convivência do Idoso é o ponto de coleta das doações. A Defesa Civil abrigou famílias desabrigadas. O almoxarifado municipal está recebendo materiais de construção. Pontos de coleta da Diocese de Jales e da Polícia Militar também estão arrecadando doações.
As informações são do portal g1.
