Sorocaba lamenta a morte de Fernandinho, ícone do Depois Bar

Reprodução / G1
Reprodução / G1

A cidade de Sorocaba se despede de Fernando Martines Castijo, conhecido como Fernandinho do Depois, figura icônica e um dos pilares do tradicional Depois Bar e Arte. Fernandinho faleceu na manhã desta sexta-feira (5), deixando um legado de dedicação e história na cidade.

Publicidade

Ele foi um dos primeiros funcionários do bar, que celebra 40 anos de existência neste mês, e dedicou metade de sua vida ao estabelecimento. Fernandinho era conhecido por sua inteligência, senso de humor e por ser um ponto de encontro para diversas manifestações culturais.

Um ícone de Sorocaba

Filho de família humilde com forte descendência espanhola, Fernandinho nutria paixão pelo rádio e pelo cinema. Era um cinéfilo, com interesse especial por filmes americanos antigos, colecionando fitas cassete, revistas e cartazes. Seus filmes preferidos eram de Charles Chaplin e Alfred Hitchcock.

Publicidade

Fernandinho foi um intelectual, militante e colecionador. Mas foi no papel de garçom do bar Depois que ele conquistou a admiração e o carinho de muitos.

Legado no Depois Bar

O Depois Bar, fundado no início da década de 1980 por Nilo Seiffert e Orivaldo Simonetti, tornou-se um marco em Sorocaba, impulsionando manifestações culturais e políticas. O bar foi palco de debates e encontros, com Fernandinho atuando como um mediador, conhecido por suas piadas e inteligência.

Publicidade

Simonetti relembra o orgulho de ver o amigo crescer e se tornar um dos proprietários do bar. “Ficamos muito satisfeitos quando o Fernandinho se tornou um dos proprietários do Depois. Foi um motivo de super orgulho para a gente ver o cara que começou trabalhando se transformar em dono”, relata.

Fernandinho estava afastado do bar desde o início da pandemia. Ele faleceu no Dia Nacional do Happy Hour. Vera Lúcia, uma das últimas proprietárias do bar, conta que Fernandinho enfrentou problemas de saúde após a Covid-19 e foi diagnosticado com síndrome de Guillain-Barré, mas não houve tempo para concluir o tratamento.

Publicidade

O velório de Fernandinho acontece nesta sexta-feira (5) na Ossel de Votorantim, e o sepultamento será no sábado (6), no Cemitério da Consolação.

Com informações do g1 Sorocaba e Jundiaí.

Publicidade
Publicidade
Siga o Cidade News

Não perca nenhuma notícia.

FacebookInstagram