Vacina VSR: Nova proteção para grávidas chega ao sus em dezembro

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (25), o início da vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes na rede pública. A imunização, que começa em dezembro, visa proteger os recém-nascidos da bronquiolite, doença causada principalmente por esse vírus.
Proteção para bebês
A pasta adquiriu 1,8 milhão de doses da vacina por meio de uma parceria com a farmacêutica Pfizer e o Instituto Butantan, com investimento de R$ 1,17 bilhão. O primeiro lote, com 673 mil unidades, já está em distribuição para estados e municípios.
O VSR está ligado a 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças de até dois anos. A infecção pode levar a quadros graves e óbitos, especialmente em bebês prematuros.
Como funciona a vacina
A vacina, aprovada no Brasil em abril de 2024 e incorporada ao SUS, mostrou eficácia de 81,8% na proteção de bebês até o terceiro mês de vida e 69,4% até o sexto mês, em testes clínicos.
Campanha de vacinação
A meta do governo é vacinar pelo menos 80% do público-alvo com dose única. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da nacionalização da vacina. A vacinação começa em dezembro.
Impacto na saúde infantil
Especialistas reforçam a importância da vacinação para a saúde pediátrica. A imunização materna transfere anticorpos ao feto, reduzindo internações e óbitos. A vacina será aplicada gratuitamente em mulheres a partir da 28ª semana de gestação nas Unidades Básicas de Saúde.
O ministério orienta que, no momento da vacinação, sejam verificadas as doses contra influenza e covid-19, que podem ser administradas simultaneamente.
