Casal de Ribeirão Preto perde R$ 53,4 mil para falso advogado em golpe online

Um casal residente em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foi vítima de um golpe financeiro que resultou na perda de R$ 53,4 mil. Criminosos se passaram pelo advogado da família e por um representante do Tribunal de Justiça para ludibriar as vítimas.
O incidente ocorreu na última terça-feira (27). Durante uma conversa telefônica, Dario José Teles foi instruído a acessar seus aplicativos bancários. Os golpistas conseguiram espelhar a tela do celular, obtendo acesso e movimentando as contas bancárias do casal.
Golpe do falso advogado
No mesmo dia, Dario e sua esposa, Renata Teles, registraram um boletim de ocorrência por estelionato. A quantia perdida representa uma parte significativa das economias do casal.
Renata relatou que seu marido recebeu mensagens pelo WhatsApp informando sobre um ganho em uma ação judicial. Para que o dinheiro fosse liberado, seria necessário ‘regularizar’ dados. Em seguida, um golpista, fingindo ser o advogado da família, o convenceu a fazer uma ligação.
Nessa ligação, os criminosos passaram a orientar os acessos aos aplicativos bancários. Segundo Renata, o marido acreditou que estava apenas verificando informações, sem saber que os golpistas visualizavam tudo em sua tela e realizavam transferências, Pix, empréstimos e movimentações em cartões de crédito.
A esposa só percebeu a fraude ao chegar em casa e ouvir a conversa do marido. Ela achou estranho o tom de voz e os valores mencionados. Ao tentarem verificar a identidade do suposto advogado, os criminosos desligaram, mas as transações já haviam sido efetuadas.
Investigação e prejuízo
Após a constatação do golpe, o casal procurou a polícia e os bancos. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que o caso foi registrado como estelionato e encaminhado ao 5º Distrito Policial de Ribeirão Preto. A vítima foi orientada a fornecer mais detalhes para auxiliar na identificação e responsabilização dos autores.
O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio de nota, alertou que quadrilhas frequentemente utilizam nomes e logotipos de instituições para aplicar golpes. O TJSP orienta a população a tomar cuidados e, em caso de fraude, registrar boletim de ocorrência para que as autoridades investiguem.
Renata descreveu o impacto financeiro como desesperador, pois o dinheiro perdido era destinado às despesas da casa, contas e ao sustento do trabalho de Dario, que é autônomo e necessita de capital para comprar mercadorias. O casal está recebendo ajuda de amigos enquanto busca resolver a situação.
O agendamento para que o casal preste depoimento na delegacia foi marcado apenas para junho, o que gera angústia devido à demora, considerando a urgência da situação e a perda financeira recente.
