Empresa da região de Ribeirão Preto é suspeita de receber substância usada no tráfico enviada pelo correio de outro país
Foto: Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta terça-feira (11), uma operação em duas cidades do interior paulista, entre elas Jardinópolis, na região de Ribeirão Preto. A ação faz parte da Operação Conexão Sueca, que investiga um esquema internacional de envio de substâncias utilizadas para diluir cocaína, enviadas da Suécia ao Brasil por meio dos Correios.
De acordo com a PF, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados a duas mulheres, uma delas residente em Jardinópolis (SP) e a outra em Igaraçu do Tietê (SP). Durante as buscas, os agentes apreenderam equipamentos eletrônicos, que agora passarão por perícia. Ninguém foi preso durante a operação.
As investigações começaram em julho de 2022, após a Receita Federal interceptar um pacote suspeito no Aeroporto Internacional de Curitiba (PR). O material continha a mesma substância química que motivou a operação desta terça-feira.
A apuração identificou que o endereço de entrega, localizado em Jardinópolis, estava registrado como sede de uma transportadora, o que, segundo a Polícia Federal, pode indicar a criação de uma empresa de fachada para encobrir o recebimento dos produtos.
A PF informou que as duas investigadas devem responder por tráfico internacional de drogas, crime que prevê pena de até 25 anos de reclusão.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer o papel da possível empresa de fachada no esquema.
