Amparo participa de reunião na Secretaria da Cultura do Estado sobre Jornada do Patrimônio

Nesta quinta-feira, 08 de junho, o Secretário-Adjunto da Cultura do Estado, Romildo Campello, recebeu representantes dos municípios de Amparo, Bananal, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Guaratinguetá, Iguape, Itu, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Santana de Parnaíba, Santos, São Luiz do Paraitinga e São Sebastião para discutir a realização da terceira edição da Jornada do Patrimônio. O encontro foi realizado na sede da Secretaria da Cultura do Estado, em São Paulo, e também contou com a presença de Carlos Faggin, presidente do Condephaat, de membros da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria e de Mariana de Souza Rolim, Diretora do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo.

A reunião teve o objetivo de explicar como funciona a Jornada e de convidar municípios que possuem conjuntos urbanos tombados a participarem da iniciativa. Romildo Campello agradeceu a participação de todos e enfatizou a importância de se colocar o patrimônio histórico em outro patamar. “É necessário que edifícios históricos sejam vistos como uma solução na gestão dos municípios, uma vez que oferecem grande potencial turístico e de desenvolvimento das cidades”, declarou o Secretário-Adjunto.  Carlos Faggin, Presidente do Condephaat, falou sobre a importância da ação para dar visibilidade ao patrimônio histórico do estado, citando também a dedicação dos cidades em preservar estes locais por meio da ação dos conselhos municipais.  “Em 2018, o Condephaat comemora 50 anos de existência. Para os próximos anos, quero enfatizar a importância do diálogo entre o órgão e cidades com patrimônios tombados, para estabelecer uma troca constante de ideias e informações”, comentou o Presidente.

Criada em 2015, a Jornada do Patrimônio promove visitas a imóveis históricos, roteiros de passeio e programação artística pela cidade de São Paulo. O diferencial desta edição, que será realizada em agosto, é a expansão do projeto para outras cidades do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *