Amparo participa de capacitação para implementação do Marco de Sendai

A cidade de Amparo por meio de sua Defesa Civil participou na quinta-feira,9/6,  de um encontro para a capacitação para a implementação do Marco de Sendai na cidade de Itatiba (SP).

O objetivo, a capacitação, para que os participantes tomassem conhecimento de como será o 3º Ciclo do Programa das Nações Unidas (UNISDR) Cidades Resilientes, ainda a ser realizado.

Além de Amparo, participaram as cidades de Itatiba, Pedreira, Cosmópolis, Americana, Atibaia, e Nova Odessa.

A capacitação, além de discutir os objetivos do Marco de Sendai, para a redução de riscos de desastres (2015/2030), também abordou o uso das ferramentas disponíveis, os 10 passos essencias, o Estudo do Relatório de Progresso local – LGSAT, e o Plano de Ação Local de Resiliencia.

O Promotor no Brasil da Campanha “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando” – UNISDR – Sidnei Furtado Fernandes, salientou que a capacitação não era para satisfazer uma demanda de Defesa Civil, mas sim, para Políticas Públicas, que visam o bem-estar geral de toda a população de um determinado local (Cidade).

Cidades Resilientes

A Campanha “Construindo Cidades Resilientes foi lançada internacionalmente em 2010, a cargo do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres – UNISDR/ONU. A Campanha foi anunciada durante o período de adoção do Marco de Ação de Hyogo (2005-2015), embasando os 10 passos essenciais para fins de incremento da resiliência a desastres, em nível local.

Em 2015, finalizando-se o prazo inicial de implementação do Marco de Hyogo, foi realizada a III Conferência Mundial sobre a Redução do Risco de Desastres, na qual foi adotado, por países membros da ONU, o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030. A partir do novo acordo global, verificou-se a necessidade de se reformular a Campanha “Construindo Cidades Resilientes”. Assim, serão incorporadas a ela as diretrizes estabelecidas no Marco de Sendai, para os próximos 15 anos.

“A participação de Amparo mostra que estamos a frente neste quesito, pois, por determinação do Prefeito Jacob, temos criados ferramentas para atendermos a população de forma eficiente, e também, preventiva”, disse o Diretor de Defesa Civil de Amparo, Maurício Oliveira.

Governança

O Prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob, desde que assumiu a Prefeitura em 2013 vem dando total apoio à participação da Cidade de Amparo nesta importante Campanha de âmbito Internacional. Com o apoio do Prefeito Jacob a cidade de Amparo fez à adesão à Campanha Cidades Resilientes, concluiu o 1º e 2º Ciclos e agora se prepara para também concluir o 3º Ciclo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *